SOBRE NÓS

Governo do Estado do Ceará / Secult, por meio do Instituto de  Arte e Cultura do Ceará – IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e  Cultura, dentro da sua política de formação voltada para o segmento  da música, realiza mais uma edição do Festival Música na Ibiapaba,  direcionando suas ações para o fortalecimento e a valorização da música brasileira. O Festival Música na Ibiapaba atua sobre dois eixos – pedagógico e artístico  mas tem como sua principal marca o caráter formativo, contribuindo para  o desenvolvimento e aperfeiçoamento musical dos jovens do nosso estado.  As atividades pedagógicas são realizadas na forma de oficinas, aulas show,  organizadas em seis núcleos: Musicalização, Instrumental, Vocal, Estruturação e  História, Didática Musical e Projetos Especiais.  Hoje em sua nona edição oferece 56 oficinas distribuídas em 78 turmas diferentes,  atendendo a um publico de cerca de 1000 participantes. Este encontro da música brasileira com a bela natureza da região da Ibiapaba,  contempla a rica diversidade de expressão musical, numa celebração que continua  transformando a região - e todo o Estado do Ceará - em um laboratório vivo para  vozes e instrumentos veiculadores dessa arte universal.
 Direção Geral

Guia do Festival



Produção IX Festival Música na Ibiapaba em Fortaleza
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema Informações: (85) 3219 2787 / 3488 8600 


producaoibiapaba@gmail.com / pedagogicoibiapaba@gmail.com
Secretaria do Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa (88) 3632 1580

Objetivos do IX Festival Música na Ibiapaba


Abrigar músicos, educadores e educandos de música e o público em geral, numa celebração que transforme a região em um laboratório vivo para vozes e instrumentos veiculadores da arte musical popular;

Fomentar o aprendizado, o intercâmbio de experiências e a formação de parâmetros crítico-avaliativos da música popular;

Estimular a prática musical ampla, ligada à pesquisa e às novas correntes do fazer musical;

Promover o aperfeiçoamento de estudantes e professores de música, estimulando-os à criação de variadas formações musicais como orquestras jovens, bandas, corais, grupos de música instrumental e/ou vocal e outros;

Proporcionar o intercâmbio com instituições musicais de outros estados e países;

Repercutir para além dos limites das salas de aula, buscando a inserção do Festival na comunidade.

Núcleos Pedagógicos


Musicalização
Compreende atividades de iniciação do público infanto-juvenil no universo musical vocal e instrumental;

Vocal
Compreende atividades visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de alunos voltados para a música vocal em suas diferentes manifestações, tais como canto solo, canto coral, grupo vocal, expressão cênica para canto e regência;

Instrumental
Abrange atividades visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de alunos voltados para a música instrumental, envolvendo desde o estudo solo às mais variadas formações, a exemplo de pequenos e médios grupos e orquestras.

Estruturação e História
Abrange um conjunto de atividades didáticas de cunho mais teórico, em seus mais diferentes níveis (do básico ao mais avançado), de natureza formativo-informativa como condição básica e necessária para o fazer musical.

Didática Musical
Compreende um conjunto de atividades especialmente voltadas para professores de música e arte-educadores, visando subsidiar suas práticas de educação musical.
Projetos especiais
Compreende atividades com interação com outras linguagens artísticas, inserção profissional no mercado de trabalho e conhecimento técnico em manutenção de instrumentos de sopro.


Regulamento


01. Poderão se inscrever jovens a partir de 13 anos com experiência musical prévia de 02 (dois) anos, desde que atenda às condições desse regulamento.

02. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (informações, das páginas 10 a 14).

03. Não serão aceitas inscrições durante o período do Festival. Não há disponibilidade de vagas para alunos ouvintes nao inscritos

04. Ao educador caberá definir se o educando selecionado participará de forma ativa ou como ouvinte nas aulas de instrumento e canto, de acordo com avaliação realizada no primeiro dia de Oficina. O educando que não comparecer até o segundo dia do início da Oficina (dia 24 de julho) perderá o direito à vaga, a qual será redistribuída. Será vetada a mudança de turma pelo educando durante a Oficina sem autorização por escrito do educador e da Coordenação Pedagógica.

05. A Coordenação Artístico-Pedagógica do Festival permite-se o direito de alterar horários de aulas e remanejar as oficinas para melhor conveniência dos cursos e educadores, quando for o caso.

06. Todos os educandos deverão dirigir-se ao local de Credenciamento do Festival, na Escola Estadual Júlio de Carvalho, Viçosa do Ceará, no dia 22 de julho entre 09:00 e 20:00 horas, para recebimento do crachá, material e informações gerais. EXPRESSAMENTE OBRIGATÓRIO FOTO 3/4 PARA O CREDENCIAMENTO. INÍCIO DAS AULAS DIA 21 DE JULHO ÀS 9:00 HORAS. TÉRMINO DAS AULAS DIA 28 DE JULHO, com apresentações dos educandos nos dois últimos dias.

07. O uso do crachá SERÁ OBRIGATÓRIO em todas as dependências do festival (salas de aula, alojamentos e refeitório do Festival). Esta medida terá por finalidade evitar a entrada e circulação nas dependências, de pessoas estranhas ao Festival. O aluno que perder o crachá não poderá mais participar do Festival, ficando vetado o acesso às oficinas, alojamentos e refeitório.

08. A ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR ACIDENTES, ROUBOS OU QUAISQUER EVENTUALIDADES COM INSTRUMENTOS OU OUTROS BENS DE PROPRIEDADE DOS EDUCANDOS.

Como se Inscrever?

01. Pessoalmente, nos seguintes locais:
Em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Espaço Mix, próximo ao Planetário, de segunda a sexta, de 09h às 12h e de 13h às 18h. Aos sábados, de 09h às 12h. Inscrições até o dia 30 de junho.
Nas Prefeituras Municipais das cidades da Serra de Ibiapaba: Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ibiapina, São Benedito, Ubajara, Tianguá e Viçosa do Ceará. Na Escola de Música de Sobral (ver página 11 com os endereços).

02. Via Correios
As inscrições poderão ser enviadas via Correios, postadas até o dia 28 de junho, para IX Festival Música na Ibiapaba. Rua Dragão do Mar, 81 Praia de Iracema -  CEP 60060-390 Fortaleza - CE.
A Ficha de Inscrição também ficará disponível em: www.dragaodomar.org.br/festivalibiapaba

Regras Gerais da inscrição



01. A taxa de inscrição é única, para até 04 (quatro) oficinas;

02. Estarão isentos da taxa de inscrição: crianças e adolescentes candidatos ao curso de Prática de Coral Infanto-juvenil e professores da rede pública (mediante comprovação).
Haverá uma seleção dos candidatos caso exceda o número de vagas disponibilizadas. (ver item Seleção dos Candidatos)


03. A INSCRIÇÃO DO CANDIDATO NÃO GARANTE A VAGA NAS OFICINAS DO FESTIVAL;


04. NÃO SERÁ REEMBOLSADO O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O CANDIDATO NÃO SELECIONADO;

05. NÃO SERÁ DEVOLVIDO O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO AO CANDIDATO DESISTENTE;


06. Crianças e adolescentes de outras cidades poderão se inscrever no curso de Prática de Coral Infanto-Juvenil, segundo disponibilidade de vagas.


07. Os menores de dezesseis anos que desejam se inscrever, devem estar acompanhados por um responsável maior de idade e inscrito no Festival.

08. As inscrições para menores de 18 anos, só serão aceitas se acompanhadas de autorização dos pais ou responsáveis na própria ficha de inscrição; (anexar a ficha de inscrição, fotocópia da carteira de identidade do responsável e do acompanhante autorizado pelo responsável, além da carteira de identidade ou certidão de nascimento do menor).

Locais de Inscrição


Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Espaço Mix
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema -
CEP: 60060-390 Fortaleza/Ceará
Fones: (85) 3219-2787 / 3488-8600
www.dragaodomar.org.br

Secretaria da Cultura de Ibiapina 
Rua 7 de Setembro, s/n - Centro
CEP: 62360-000
Fone: (88) 3653.1125
www.ibiapina.ce.gov.br

Secretaria da Cultura de Ipú 
Rua Arquimedes Memória, s/n - Centro
CEP: 62.250-000
Fones: (88) 3683.2022 / 3683.2040
www.ipu.ce.gov.br

Prefeitura Municipal de São Benedito 
Rua Paulo Marques, 378 - Centro
CEP: 62.370-000
Fone: (88) 3626.1347
www.saobenedito.ce.gov.br

Prefeitura Municipal de Tianguá 
Av. Moises Moita, 785 - Planalto
CEP:  62.320-000
Fone (88) 3671.2888
www.tiangua.ce.gov.br

Prefeitura Municipal de Ubajara
Rua Juvêncio Luis Pereira, 514 - Centro
CEP: 62.350-000
www.ubajara.ce.gov.br

Secretaria do Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa do Ceará
Pólo Turístico, Cultural e Artesanal Igreja do Céu
CEP: 62.300-000
Fone: (88) 3632.1144
www.vicosadoceara.com

Prefeitura Municipal de Carnaubal
Rua Presidente Médici, 167 - Centro
CEP: 62.375-000
Fones: (88) 3650.1133 / 3650.1333 /3650-1660 / 3650.1111
www.carnaubal.ce.gov.br

Prefeitura Municipal de Croatá 
Rua Vitoriano Ribeiro, 56 - Centro
CEP: 62.390-000
Fone: (88) 3659.1518
www.croata.ce.gov.br

Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte 
Av. Monsenhor Furtado, 55 - Centro
CEP: 62.380-000
Fones: (88) 3652.2111 / 3652.2150
www.guaraciabadonorte.ce.gov.br

Escola de Música de Sobral 
Avenida Dom José , 1126 - Centro - Sobral - Ceará - CEP 62010-290
Fone: (88) 3611.5484
escolademusicadesobral@yahoo.com.br


Material necessário para a inscrição


Ficha de inscrição corretamente preenchida e legível;
Pagamento no valor de R$ 30,00 - trinta reais (profissionais), e R$ 25,00 - vinte e cinco reais (estudantes);
Formas de pagamento
01. Dinheiro - Bilheterias do Dragão do Mar, ter a qui, 09h às 18h e sex a dom, 14h às 20h.

02. Comprovante do depósito bancário. Depósito em conta para o Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC. Banco Bradesco - Agência: 0643-2  Conta Corrente: 12400-1
(Caso seu município não possua agência do Bradesco, o depósito bancário deverá ser efetuado nas agências dos Correios, na conta corrente acima mencionada);
Fotocópia dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade ou de certidão de nascimento do candidato;
- Carteira de identidade do responsável pelo candidato menor de 18 anos;
- Carteira de identidade do acompanhante autorizado pelo responsável do candidato menor de 16 anos;
- Carteira estudantil ou declaração escolar (somente para estudantes);
- Comprovante/declaração (para professores da rede pública);

Como Preencher


A ficha de inscrição deverá ser preenchida integralmente, com letra de forma legível. FICHAS PREENCHIDAS DE FORMA INCOMPLETA NÃO SERÃO  CONSIDERADAS. (A ficha pode ser fotocopiada ou impressa diretamente do site www.dragaodomar.org.br/festivalibiapaba/). Ao inscrever-se, o participante declarará expressamente que preenche os pré-requisitos solicitados. A não-veracidade dos dados declarados impedirá a participação na oficina pleiteada. O aluno deverá se inscrever em no mínimo  02 (duas) oficinas e no máximo 04 (quatro) oficinas.

ATENÇÃO: As crianças inscritas nas oficinas de Prática de Coral Infanto-Juvenil poderão fazer somente esta oficina,  sem obrigatoriedade da segunda oficina.
O ALUNO DEVERÁ ASSINALAR NA FICHA DE INSCRIÇÃO,  observando a compatibilidade de horário, 4 (QUATRO) OFICINAS DE SEU INTERESSE, por ordem de preferência, (ver exemplo: (01) Técnica Vocal;  (02) Laboratório Coral; (03) História do Jazz; (04) Leitura Musical), o que auxiliará no processo de seleção o possível remanejamento e aproveitamento do candidato. A sua aceitação nas oficinas dependerá da disponibilidade de vagas.

Resultado da Seleção


O resultado da seleção será anunciado exclusivamente no site
www.dragaodomar.org.br/festivalibiapaba/
a partir do dia 10 de julho de 2012. O resultado da seleção não será informado por telefone.

Certificação


Os certificados de participação do IX Festival Música na Ibiapaba 2012 serão encaminhados, ao e-mail que consta na ficha de inscrição, em até 30 dias após o término do Festival aos alunos que tenham frequentado no mínimo 02(duas) oficinas com no máximo uma falta por oficina.

Alojamentos


Para os selecionados no Festival, há a disponibilidade de alojamento gratuito em ginásio de esporte e escolas, em número limitado. 

OS MENORES DE DEZESSEIS ANOS, DEVEM ESTAR ACOMPANHADOS POR UM RESPONSÁVEL MAIOR DE IDADE SELECIONADO NO FESTIVAL.

É VETADO O ALOJAMENTO PARA MENORES DE 13 ANOS.

É indispensável que o aluno traga seu colchonete, roupa de cama, banho e cobertor.

Não será permitido a nenhum aluno entrar ou frequentar o alojamento do sexo oposto.

Qualquer manifestação sonora nos alojamentos, após as 23h será proibida. Essa regra tem como única finalidade o respeito absoluto pela necessidade de descanso de todos.

O acesso às dependências do alojamento será permitido apenas até 01h da madrugada. APÓS ESSE HORÁRIO, SERÁ DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO ALUNO, O LOCAL ONDE PERNOITARÁ, EXIMINDO-SE EXPRESSAMENTE A DIREÇÃO DO FESTIVAL DE QUALQUER RESPONSABILIDADE DECORRENTE DESSE ATO.

Será terminantemente PROIBIDA A PRESENÇA DE BEBIDA ALCOÓLICA nas dependências de aulas, refeitório e alojamentos.

A utilização de medicamentos tranqüilizantes de qualquer espécie só será permitida mediante recomendação médica, validada pelo Festival.

A ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL NÃO SE RESPONSABILIZARÁ POR OBJETOS E VALORES PESSOAIS NOS ALOJAMENTOS.

Hotéis e Pousadas em Viçosa do Ceará


Sayonara Hotel
Rua Lamartine Nogueira, 535
Telefone: (88) 3632-1203

Hotel Brisa da Lagoa
Trav. Profa. Silvia Coelho, 615
Telefone: (88) 3632-1303

Complexo de Lazer Rio's
Sítio Rio's Mania s/n / Brejo Grande
Telefones: (88) 3632-1099 / 3632-1510



Alimentação


Há disponibilidade de refeição pelo bandejão a um custo de R$ 3,00 (três reais) por cada refeição (café da manhã, almoço, jantar) totalizando R$ 9,00 (nove reais) por dia. O CANDIDATO QUE DESEJAR ALOJAMENTO E REFEIÇÃO DEVERÁ ASSINALAR NA FICHA DE INSCRIÇÃO


Foto: Divulgação


NÚCLEO DE MUSICALIZAÇÃO


01. Casulo da Música. Profs. Adam Faulk (USA) e Adriano Giffoni (RJ)
Iniciação à prática de conjunto instrumental/vocal abordando aspectos teóricos e práticos. Introdução à teoria elementar objetivando conhecer e identificar os elementos da escrita musical através da prática em conjunto. Conhecimento dos variados gêneros e estilos encontrados na música popular brasileira, buscando desenvolver nos jovens a sensibilidade, disciplina, criatividade, coordenação motora, sociabilidade e gosto artístico.
Pré-requisitos - Mínimo de 02 (dois) anos de prática do instrumento ou vocal; leitura de cifras; prática de ritmos brasileiros; afinação vocal e/ou instrumental; trazer instrumento e acessórios. Público alvo: entre 13 e 20 anos. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

02. Prática de Coral Infanto-Juvenil. Profª. Patrícia Marin (SP) 
Desenvolver a musicalidade, a vocalização, a expressão e a habilidade comunicativa por meio do canto. Exercícios lúdicos: noções de técnica vocal, afinação, ritmo, pronúncia e dicção por meio de canções do folclore brasileiro e cantigas infantis.
Pré-requisitos: Crianças: Participar ou ter participado de atividades musicais. O aluno deverá vestir roupas confortáveis para a realização dos exercícios nas aulas. Obs.: Esta oficina contemplará somente crianças da cidade de Viçosa do Ceará. Publico alvo: Crianças de 8 a 15 anos.

NÚCLEO INSTRUMENTAL


03. Oficina de Sopros (nível médio). Profs. Heriberto Porto (CE), Almir do Vale (PE), Arimatéia Veríssimo (PB), Heleno Feitosa (PB), Ranilson Farias (RN), Gilvando Pereira (RN), Sandoval Moreno (PB).
Estudo de técnicas e recursos expressivos dos instrumentos de sopro voltado para a execução da música popular brasileira, em seus diversos gêneros e estilos. Trabalho de postura e embocadura essenciais à sonoridade. Estudo da respiração como conhecimento fundamental para os instrumentistas de sopro, e das diferentes articulações e de sua importância na prática do instrumento e da prática de música em grupo. Prática de leitura musical e de transposição. Técnica instrumental, estudo de tonalidades, escalas e arpejos variados. Desenvolvimento da capacidade de percepção harmônica, rítmica e melódica, noções de interpretação de arranjos de MPB.
Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento, conhecimento básico de solfejo. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento. Público alvo: Instrumentistas sopro: Flauta transversal, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Trompa, Tuba e Bombardino.

04. Oficina de Sopros (nível avançado). Profs. Heriberto Porto (CE), Almir do Vale (PE), Heleno Feitosa (PB), Arimatéia Veríssimo (PB), Ranilson Farias (RN), Gilvando Pereira (RN), Sandoval Moreno (PB).
Estudos de técnicas e recursos expressivos dos instrumentos de sopro voltado para a execução da música popular brasileira, em seus diversos gêneros e estilos. Prática de leitura e transposição melódica. Prática de música em grupo e como solista. Estudos técnicos avançados. Percepção harmônica, rítmica e melódica, execução e interpretação de arranjos da MPB e noções de improviso.
Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, conhecimento de solfejo.  Mínimo de 05 anos de prática de instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer o seu instrumento.
Público alvo: Instrumentistas sopro, professores em projetos e bandas de música: Flauta transversal, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Trompa, tuba e Bombardino.

05. Acordeão. (nível médio/avançado) Prof. Rodolf Forte (CE)
Estudo referente à abordagem técnica do instrumento. Estudos específicos da tessitura e variedades no uso dos teclados, baixos ou botoneiras e fole. Conhecimento dos principais acordeonistas brasileiros: representação, biografia, influências e escolas por eles elaboradas.  Panorama do instrumento, suas concepções técnicas, históricas, recursos expressivos, com uma abordagem do seu uso na música popular brasileira.
Pré-requisitos: Conhecimento básico do instrumento e seu uso; desenvoltura elementar em algum estilo referente ao acordeão. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento. Público alvo: Acordeonistas.

06. Oficina ao Teclado e Piano (nível médio/avançado).  Prof. Adam Faulk (USA)
O piano no jazz, com concentração nos blues e ritmos brasileiros. O pianista solista (técnicas de interpretação). O papel do pianista na banda (duetos, trios, quartetos). Escalas pentatônicas. Tríades sobreposta sobre acordes dominantes. Papel das escalas diminutas. Independência mãos rítmicas. Arranjo e composição (noções). Inversões e voicings. Harmonia e improvisação.
Pré-requisitos: Noções básicas sobre técnicas do instrumento e da leitura. Mínimo 04 anos de prática. O conhecimento de escalas e arpejos e formação de acordes. Repertório básico, jazz, clássica. Nota: Os alunos deverão trazer o seu instrumento, bem como de banana cabo / banana. Público-alvo: Pianistas e tecladistas.

07. Violão. (nível médio/avançado) Prof. Marcos Maia (CE)
Execução de música popular em seus diversos gêneros e estilos: jazz, blues, flamenco, gypsy jazz (jazz cigano)etc. Harmonia, rítmica e melodias do repertório musical. Técnicas de execuções variadas: dedos, palheta e técnica híbrida.
Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, leitura de cifras e partituras. Formação de escalas maiores e menores, intervalos e arpejos, modos e campo harmônico. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento, cabo banana/banana no caso de violões elétricos. Público alvo: Violonistas.

08. Violão Popular (nível médio/avançado). Prof. Zé Paulo Becker (SP)
Estudo dos recursos expressivos do instrumento voltado para a execução de música popular brasileira. Estudo das conduções de mão direita (levadas). Harmonia aplicada ao violão. Desenvolvimento da técnica para realização de solos no violão. Repertório.
Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, leitura de cifras e partituras. Conhecimento de escalas maiores e menores, intervalos e arpejos. Mínimo de 05 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento, cabo banana/banana no caso de violões elétricos. Público alvo: Violonistas.

09. Guitarra (nível médio). Prof. Eduardo Visconti (SP)
Estudo dos aspectos técnicos e idiomáticos da guitarra elétrica, com ênfase para a execução nos gêneros da música popular brasileira.  Desenvolvimento da prática do acompanhamento harmônico em seus procedimentos estruturais (extensões e inversões de acordes) e na sua variedade de linguagens (ritmos). Estudo técnico e auditivo de escalas e arpejos. Conceitos básicos de improvisação e sua aplicação no repertório. Análise e apreciação auditiva dos estilos de guitarristas brasileiros e estrangeiros.
Pré-requisitos: Conhecimento de teoria musical (intervalos, formação de acordes e escalas - maiores e menores).  Prática na leitura de cifras e melodias, e  improvisação nos tons maiores e menores. Noções básicas de acordes, escalas e arpejos no braço do instrumento. Mínimo de 4 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento e cabo. Público alvo: Guitarristas.

10. Guitarra (nível avançado) Prof. Eduardo Visconti (SP)
Estudo dos aspectos técnicos e idiomáticos da guitarra elétrica, com ênfase para a execução nos gêneros da música popular brasileira.  Desenvolvimento da prática do acompanhamento harmônico em seus procedimentos estruturais (Extensões e Inversões de Acordes) e na sua variedade de linguagens (ritmos). Estudo técnico e auditivo de escalas e arpejos. Conceitos avançados de improvisação e sua aplicação no repertório. Análise e apreciação auditiva dos estilos de guitarristas brasileiros e estrangeiros.
Pré-requisitos: Conhecimento de teoria musical (intervalos, formação de acordes e escalas).  Prática na leitura de cifras e melodias e improvisação em diferentes gêneros musicais. Conhecimento de acordes, escalas e arpejos no braço do instrumento. Mínimo de  5 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento e cabo. Público alvo: Guitarristas.

11. Contrabaixo (nível médio). Prof. Miquéias dos Santos (CE)
Abordagem prática para uma revisão e aprimoramento considerando os aspectos técnicos, harmônicos e rítmicos aplicados ao contrabaixo elétrico. Levadas, ritmos brasileiros, solos e acompanhamento em trio e em diversas formações. Postura e alongamentos – cifras – Mapeamento do braço.
Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento, leitura de cifras, leitura na clave de Fá. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Obs.: O aluno deverá trazer seu instrumento, cabo banana/banana. Público alvo: Baixistas.
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12. Contrabaixo (nível avançado). Prof. Adriano Giffoni (RJ)
O CONTRABAIXO EM SHOWS E ESTÚDIO: 1. Técnica Geral de Contrabaixo: escalas, arpejos, sonoridade dos estilos, leitura de cifras e notas. 2. Timbres de Contrabaixo, regulagens e uso de efeitos eletrônicos. 3. Pratica com playbacks com musica brasileira, Big Band, Quartetos e Duetos de Contrabaixo. 4.  Frases de improvisação. 5. Comportamento do músico no mercado nacional e internacional e dicas de marketing profissional.

13. Bateria (nível médio). Prof. Cesar Machado (RJ)
Experimentação e prática de bateria. Estudo de aperfeiçoamento do instrumento através de técnicas de execução, postura, afinação, levadas para os variados gêneros encontrados na música popular (samba, frevo, baião, funk, rock etc.) e elementos da escrita específica do instrumento. Conhecimento de condução com o contrabaixo e formas musicais.
Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento e noções de leitura rítmica.  O aluno deverá trazer sua bolsa de baquetas: (vassourinha, baqueta de feltro, palito).  Mínimo de 04 anos de prática de instrumento. Público alvo: Bateristas.

14. Bateria (nível avançado). Prof. Cesar Machado (RJ)
Estudo de aperfeiçoamento no instrumento. Técnica. Postura. Gêneros da música popular. Elementos da escrita específica do instrumento. Conhecimento de condução com o contrabaixo e forma musical. Técnicas de improvisação, andamento e dinâmica. Estudo e criação de frases rítmicas. Aperfeiçoamento de “grooves”. Conhecimento de andamento e dinâmica e levadas. Técnicas de condução do Hi-Hat e improvisação.
Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento e de leitura rítmica.  O aluno deverá trazer sua bolsa de baquetas: (vassourinha, baqueta de feltro, palito). Mínimo de 05 de prática de instrumento. Público alvo: Bateristas.

15. Percussão Criativa (nível médio) Prof. Caito Marcondes (SP)
Um passeio criativo por instrumentos de percussão diferenciados e suas variadas formas de execução. Ritmos brasileiros e universais. Percussão virtual e técnicas para a criação de uma biblioteca de sons e sua manipulação. Criação de uma peça inédita em conjunto, levando em conta os diferentes naipes de instrumentos, orquestração e combinação timbrística. (Incluindo a montagem de uma peça musical trazida pelo professor.)
Pré-requisitos: Desenvoltura com os instrumentos de percussão e noções de leitura rítmica. O aluno deverá trazer alguns instrumentos pequenos de percussão (ex: triângulo, pandeiro, caxixi, ganzá, cowbell, tamborim, bongô). Mínimo de 04 anos de prática de algum instrumento. Público alvo: percussionistas e estudantes de música em geral.

16. Percussão Criativa (nível avançado) Prof. Caito Marcondes (SP)
Um passeio criativo por instrumentos de percussão diferenciados e suas variadas formas de execução. Ritmos brasileiros e universais. Percussão virtual e técnicas para a criação de uma biblioteca de sons e sua manipulação. Criação de uma peça inédita em conjunto, levando em conta os diferentes naipes de instrumentos, orquestração e combinação timbrística. (Incluindo a montagem de uma peça musical trazida pelo professor.)
Pré-requisitos: Desenvoltura e domínio técnico dos instrumentos de percussão e leitura rítmica. O aluno deverá trazer alguns instrumentos pequenos de percussão (ex: triângulo, pandeiro, caxixi, ganzá, cowbell, tamborim, bongô). Mínimo de 05 anos de prática de algum instrumento de percussão. Público alvo: percussionistas.

17. Prática de conjunto de MPB/Jazz (nível médio/avançado). Profs. Adam Faulk (USA) e Adriano Giffoni (RJ)
Estudo de repertório específico para as diversas formações instrumentais na música popular brasileira e no jazz. Desenvolvimento das habilidades inerentes à prática em grupo. Dinâmica. Interpretação. Sociabilidade. Prática auditiva.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para oficinas do Núcleo Instrumental. Domínio técnico do instrumento e boa fluência de leitura de partituras. Mínimo de 04 anos de prática com o instrumento. Público alvo: Instrumentistas. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

18. Prática de Banda de Música (nível avançado). Prof. Sandoval Moreno (PB) 
Trabalhar os diversos naipes da banda com um repertório de música instrumental especificamente para banda de música, abordando articulações e inflexões próprias à sua interpretação e desempenho, incluindo técnica e sonoridade, objetivando a vivência musical em conjunto e a apresentação pública.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do núcleo instrumental. Mínimo de 05 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas. (Alunos selecionados durante o Festival)

19. Prática de Big Band (nível avançado). Profs. Ranilson Farias (RN) 
Abordagem de articulações e inflexões próprias à execução dos grupos de sopro na MPB. Sonoridade. Improvisação. Prática de arranjos específicos para metais, madeiras,baixo, guitarra, teclado, bateria e percussão.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do núcleo instrumental. Mínimo de 05 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas. (Alunos selecionados durante o Festival)

20. Camerata de Violões. (nível médio/avançado) Prof. Marcos Maia (CE).
Prática de repertório para grupo de câmara com violões. Recursos técnicos de execução: afinação, timbre, dinâmica, textura, ritmo e sonoridade. Arranjos de música popular brasileira.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas de violão. Mínimo de 04 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Violonistas.

21. Orquestra de Acordeões(nível médio/avançado). Prof. Rodolf Forte (CE)
Estudo de repertório de música popular brasileira para grupo de acordeões.
Desenvolvimento das habilidades musicais comuns à prática em conjunto. Percepção auditiva. Interpretação. Dinâmica.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Público alvo: Instrumentistas.


22. Prática de Conjunto de Choro (nível médio/avançado). Prof. Zé Paulo Becker (RJ)
Pratica em grupo para diversos instrumentos. Possibilidades de contracantos para instrumentos solistas e acompanhadores. Elementos da linguagem do choro, através de arranjos e transcrições de gravações de temas de mestres do gênero. Vocabulário musical do choro a partir do aprendizado e análise de um repertório básico.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Domínio técnico do instrumento e boa fluência de leitura de partituras. Mínimo de 04 anos de prática do instrumento. Público alvo: Instrumentistas (violão de sete, violão de seis, cavaquinho, bandolim, clarineta, flauta, trompete, trombone,pandeiro, teclado, percussões e outros instrumentistas) (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

23. Prática de Conjunto de Sopros (nível médio/avançado). Professores das oficinas de sopro.
Trabalhar em um grupo de sopros um repertório de música instrumental brasileira, abordando articulações e inflexões próprias à interpretação e à performance, incluindo técnica, sonoridade e improvisação. Arranjos escritos especificamente para a formação de sopros. O instrumentista aprende a se comportar em função dos outros músicos do grupo, tocando em formações diferentes, trabalhando a interpretação, a dinâmica, percebendo o ouvir e o tocar.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Mínimo de 04 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas.

24. Pratica de Conjunto de Sopros e Percussão (nível médio/avançado). Prof Caito Marcondes (SP)
Performance em grupo de peças para sopros variados (flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, tubas) e instrumentos de percussão. Elaboração de  arranjos e composições especialmente escritos para esta prática de conjunto. Função de cada instrumento dentro do grupo. Criação de arranjos em grupo. Prática de improviso nas obras escolhidas. Improvisação coletiva.
Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do Núcleo Instrumental. Público alvo: Instrumentistas de sopro e percussão. (Alunos selecionados durante o Festival).

NÚCLEO VOCAL


25. Técnica vocal para o Cantor Popular. Prof. Deco Fiori (RJ)
Esta oficina abordará três tópicos principais: exercícios preparatórios de respiração, articulação, postura cênica e timbre; interpretação de música popular através da análise da canção e prática da técnica vocal, e discussão de repertório. O aluno poderá trazer sugestões de repertório em partitura (melodia e cifra preferencialmente)
Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos; mínimo 03 anos de experiência como cantor solista. Público alvo: Cantores e solistas.

26. Prática de Grupo Vocal. (nível médio) Prof. André Protasio (RJ) 
Oficina destinada à preparação de arranjos vocais “a capella” ou com acompanhamento; abordagens de aspectos técnicos dos arranjos; exercícios de técnica vocal aplicada a grupos vocais e dinâmica de ensaio. Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos. Ter no mínimo 03 anos de experiência como cantor solista ou prática coral. Leitura de partitura. Público alvo: Cantores.

27. Prática de Grupo Vocal. (avançado) Prof. André Protasio (RJ) 
Oficina destinada à preparação de arranjos vocais “a capella” ou com acompanhamento; abordagens de aspectos técnicos dos arranjos; exercícios de técnica vocal aplicada a grupos vocais e dinâmica de ensaio. Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos. Ter no mínimo 05 anos de experiência como cantor solista ou prática coral. Leitura de partitura. Público alvo: Cantores.

28. Percussão Corporal e a Musicalidade Instintiva (nível médio/avançado) Prof. Stenio Mendes (SP)
Oficina se destina a trabalhar a expressão musical através da exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano, objetivando o resgate da musicalidade instintiva, tendo como referência o Grupo Barbatuques, núcleo artístico e pedagógico que pesquisa a percussão corporal.
Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos. Ter no mínimo 04 anos de experiência como músico, cantor, instrumentista, solista ou prática coral. Público alvo: Cantores, solistas, instrumentistas e arte educadores. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

29. Laboratório Coral de Musica Popular. Prof. Pablo Trindade-Roballo (Uruguai)
Formação de um grupo coral. Arranjos originais de MPB.  numa proposta estética original, integração das artes. Música: respiração, dinâmica e fraseio, percepção melódica, harmônica e rítmica, produção sonora vocal e corporal. Movimento: percepção espacial/ritmo corporal, o papel da expressão corporal e teatral. Comunicação: grupo e público, musical e corporal. Proposta estética conceitual: cenografia e recursos técnicos teatrais, encenação, figurino, performance, roteiro e repertório.
Pré-requisitos: boa afinação; independência rítmica e harmônica; compreensão da linguagem musical. Público alvo: Regentes de Coral, professores de musica, estudantes de musica, instrumentistas, cantores, arranjadores.

NÚCLEO DE ESTRUTURAÇÃO E HISTÓRIA


30. Introdução à Musicoterapia Profª. Patrícia Marin (SP)
Histórico: música na saúde; surgimento da área de Musicoterapia; áreas de atuação; objetivos terapêuticos - destinatários. A formação do Musicoterapeuta, o perfil profissional.
Pré-requisitos: Estar lecionando ou participando de projetos de educação musical. Público alvo: Professores e estudantes da área de música e afins.

31. História da MPB. Prof. Rodolf Forte (CE)
O curso tem como parâmetros fundamentais estabelecer e refletir sobre conceitos delimitadores da vida sócio-artística de cada um dos referidos nomes pré-estabelecidos. Serão observados e discutidos pontos cruciais da historiografia, produção artística, vivências, imagens e continuidade de suas respectivas obras através de novas roupagens e de discípulos, assumidamente compromissados com o fato do resgate e conceituação de suas obras, abordando também o papel da mídia em referência a música popular brasileira.
Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores e estudantes de música

32. Harmonia Funcional Moderna I. (nível médio) Prof. Miquéias dos Santos (CE)
Introdução ao estudo da harmonia funcional. Conhecimento elementar de campo harmônico maior e menor, qualidade e função dos acordes. Cadências e encadeamentos de acordes na posição serrada. Ciclos das quintas em progressão II, V, I. Interpretação prática das cifras com conhecimento de encadeamentos e condução de vozes.
Pré-requisitos: Leitura de notas e cifras, conhecimento elementar de intervalos. Mínimo de 04 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores e estudantes de música com conhecimento teórico elementar.

33. Harmonia Funcional Moderna II. (nível avançado) Prof. Tarcísio José de Lima (CE)
Revisão e complementação dos conhecimentos básicos na formação dos acordes e seu sistema de cifragem, estudo do tom maior e seus modos, dominantes secundárias, acordes de empréstimo modal, dominantes alterados, acordes diminutos, harmonia blues e tom menor. O objetivo deste curso é fornecer ao aluno as informações e orientações necessárias para a compreensão do sistema harmônico maior e menor, capacitando-o para a análise harmônica e identificação das possibilidades modais na improvisação.
Pré-requisitos: O candidato deverá demonstrar um nível mínimo de proficiência técnica no instrumento, e de experiência com leitura e realização de cifras, conhecimentos das escalas maiores e menores e intervalos. Mínimo de 04 anos de prática de instrumento. Público alvo: Instrumentistas, cantores e professores de música.

34. Leitura Musical I. Profs. Maestro Poty e Cecília do Vale (CE)
Prática de leitura musical por meio de exercícios melódicos propostos. Solfejos no âmbito melódico de uma oitava, no âmbito rítmico até a colcheia, incluindo ponto de aumento e pausas equivalentes. Compreensão e aplicação dos sinais e elementos estruturais da partitura musical tradicional.
Pré-requisitos: Mínimo de 02 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musica. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

35. Leitura Musical II.  Profs. Lucile Horn (CE) e Maestro Poty (CE) 
Prática de leitura musical por meio de exercícios melódicos propostos. Solfejos melódicos a uma e duas vozes, no âmbito rítmico até a semi-colcheia, incluindo ponto de aumento e pausas equivalentes. Aplicação dos sinais e elementos estruturais da partitura musical tradicional.
Pré-requisitos: Domínio básico de solfejo melódico-rítmico. Mínimo de 03 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musica. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)


36. Leitura Rítmica I. (nível médio) Prof. Miquéias dos Santos (CE) 
Conhecimento e leitura das figuras rítmicas através de exercícios práticos. Realização de grafia musical. Conceitos, análises, exercícios e ditado. Noções de pulso e andamento. Duração relativa dos valores rítmicos. Células e padrões rítmicos.
Pré-requisitos: Mínimo de 03 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização.

37. Leitura Rítmica II (nível avançado). Prof.  Cesar Machado (RJ)
Desenvolver e refinar a percepção rítmica. Este estudo inclui a correta execução do solfejo e ditado rítmico, tanto quanto o ensino da grafia musical, propiciando uma vivência da rítmica como um todo, o desenvolvimento de uma consciência rítmica e posterior interiorização desta.
Pré-requisitos: Leitura elementar. Ter prática em um instrumento e/ou vocal. Mínimo de 04 anos de experiência. Público alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização.

38. Improvisação na Música Popular (nível médio/avançado). Prof. Eduardo Visconti (SP)
Análise de algumas estéticas de improvisação recorrentes na música popular brasileira. Estudo e aplicação do material teórico referente ao assunto, como: escalas, arpejos, acordes, progressões harmônicas, vocabulário, dinâmica e interpretação. Apreciação auditiva de improvisos acompanhados de suas transcrições.
Pré-requisitos: Leitura de partituras (cifras e melodias), conhecimento de acordes, escalas e arpejos. Noções elementares de análise harmônica e melódica. Conhecimento básico dos aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos do repertório da música popular brasileira.. Mínimo de 03 anos de prática de instrumento. Público alvo: Instrumentistas

39. Arranjo Vocal de Musica Popular (nível médio/avançado). Prof. Pablo Trindade-Roballo (Uruguai)
Princípios básicos da construção de um arranjo vocal para coro ou grupo vocal. Utilização da voz; classificação vocal; o ser humano atrás de cada voz; o preparo de cada músico; o arranjador intérprete; normas de escrita; forma e planejamento do arranjo; ética; estética da voz; elementos cênicos e técnicos na elaboração do arranjo. Canto a capella; canto e instrumentos; Estrutura do coral e do grupo vocal; Forma; tonalidade; ritmo; harmonia ; instrumentação; estilo. Pré-requisitos: leitura e escrita musical fluente, leitura de acordes cifrados, conhecimento básico de harmonia e habilidade em algum instrumento harmônico. Mínimo de 5 anos de prática de instrumento, ou prática vocal. Público Alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização, regentes.

40. Arranjo Instrumental. (nível médio). Prof. Tarcísio José de Lima (CE)
Estudo de técnicas e procedimentos de complexidade diversa, envolvidos na elaboração de arranjos de música instrumental para diferentes formações, incluindo seção rítmica, metais (big band, "combos"), madeiras, cordas.
Pré-requisitos: Tocar um instrumento, saber ler e escrever música, análise de música cifrada com grau médio de dificuldade (harmonia, melodia, ritmo), saber encadear acordes, transposição de melodias e progressões harmônicas. Mínimo de 5 anos de prática de instrumento, ou prática vocal. Público Alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização, regentes.

41. Arranjo Instrumental. (nível avançado). Prof. Tarcísio José de Lima (CE)
Estudo de técnicas e procedimentos de complexidade diversa, envolvidos na elaboração de arranjos de música instrumental para diferentes formações, incluindo seção rítmica, metais (big band, "combos"), madeiras, cordas.
Pré-requisitos: Tocar um instrumento, saber ler e escrever música, análise de música cifrada com grau médio de dificuldade (harmonia, melodia, ritmo), saber encadear acordes, transposição de melodias e progressões harmônicas. Mínimo de 5 anos de prática de instrumento, ou prática vocal. Público Alvo: Instrumentistas, cantores, professores de musicalização, regentes.

42. Arranjo, Harmonia e Improvisação para Violão (nível médio/avançado) Prof. Marcos Maia(CE)
Arranjo solo de música popular.  Formação de acordes. Campo harmônico tonal e modal. Relação acorde/escala. O processo da harmonização. Levadas rítmicas. Improvisação melódica, rítmica e harmônica.
Pré-requisitos: Tocar violão solo. Saber ler partitura, cifra e tablatura, encadear acordes, transposição de melodias e progressões harmônicas.  Mínimo de 5 anos de prática de instrumento. Público Alvo: violonistas.

NÚCLEO DE DIDÁTICA MUSICAL


43. Didática e Repertório Coral Adulto. Prof. Maestro Poty
A forma Cânone e sua estruturação harmônica. A seleção vocal e os "naipes". Leitura e canto de obras vocais a duas, três e quatro vozes a partir de princípios elementares de regência. A MPB no Coral brasileiro. A preparação vocal e a partitura coral com sua leitura no ensaio. As características do arranjo para Grupo Vocal e para coral. Os compassos e seus desenhos na regência. Pré-requisitos: Domínio médio de solfejo melódico-rítmico. Mínimo de 04 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Conhecimento elementar de harmonia. Público alvo: Regentes de Coral, professores de musica, Instrumentistas, cantores, arranjadores.

44. Regência Coral (nível médio/avançado) Prof. André Protásio
Técnica de regência coral; estudo da partitura e dinâmica de ensaio. Exercícios de regência, arranjos e composições. Pré-requisitos: leitura musical fluente. Mínimo de 05 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: cantores de coro, regentes e professores de música.

45. Regência de Corais e Grupos Vocais. (nível médio/avançado). Pablo Trindade-Roballo
Regência: O regente coral; Comunicação; Liderança. Repertório: Análise e memória; O que cantar, porque e para quem; Música popular e música erudita; Música a capella e com acompanhamento instrumental. Interpretação: Imagem Sonora Ideal (ISI); Comunicação gestual e marcação. O ensaio: Planejamento, criatividade e flexibilidade; Produção sonora e percepção auditiva; A utilização do corpo. No palco: Proposta estética; Montagem da apresentação; Elementos técnicos; Roteiro. O grupo musical e o grupo social: Discussão dos diferentes problemas do grupo musical. Pré-requisitos: Leitura musical fluente, boa afinação e experiência em canto coral. Mínimo de 05 anos de prática de instrumento ou prática vocal. Público alvo: Regentes de coros e grupos vocais, professores de musica, cantores de coros.

46. Regência e Metodologia Aplicada ao Ensino de Música nas Bandas. (nível médio). Prof. Almir do Vale(PE).
Fundamentos para a formação do regente com enfoque na preparação e dinâmica de ensaio, postura e regência em diversos tipos de articulação, vivenciando repertório específico para banda na MBP. Estilos de marcação dos compassos, binários, ternários e quaternários simples e compostos em legato, staccato, leitura de partitura além dos aspectos históricos da regência.
Pré-requisitos: Ser mestre de bandas, professor de banda de música, regente. Mínimo de 05 anos de prática instrumental e teoria musical. Público alvo: Regente de bandas e alunos participantes de bandas de música.

47. Regência e Metodologia Aplicada ao Ensino de Música nas Bandas. (nível avançado). Prof. Sandoval Moreno (PB).
Introdução aos aspectos fundamentais da técnica da regência, compreendendo suas concepções estruturais através da interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos visando à formação do regente de banda, enfatizando também as metodologias aplicadas ao ensino de música nas bandas.
Pré-requisitos: Ser mestre de bandas, regente, professor  de banda de música. 06 anos de prática instrumental e estudos de teoria.
Público alvo: Regentes de banda ou orquestra, instrumentistas, compositores e arranjadores.

48. Música em Conjunto através da Flauta Doce (nível médio) Profª. Cecília do Valle (CE) 
Utilizando repertório direcionado a duos e trios para flautas doces (com nível médio de execução), a oficina trabalhará o aspecto camerístico desse instrumento, fornecendo, através da prática diária, material e maneiras de se adaptarem arranjos musicais ao contingente humano ao qual a prática musical se destinará. Pré-requisitos: Domínio técnico básico da Flauta Doce Soprano e/ou Contralto, conhecimento de leitura de partitura. Mínimo 04 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Professores de musicalização em projetos sociais, escolas da rede de ensino público ou privado. Estudantes de flauta doce e interessados na pesquisa e execução do instrumento.

49. Música em Conjunto através da Flauta Doce (nível avançado) Profª. Cecília do Valle (CE)
Utilizando repertório polifônico direcionado a Trios e Quartetos de Flautas Doces (com nível avançado de execução), a oficina abordará aspectos aprofundados da técnica da Flauta Doce e da prática da Música em Conjunto. Será contemplada a interpretação instrumental e estilística do repertório proposto, com vistas a uma formação musical mais consistente do músico participante.
Pré-requisitos: Domínio técnico da Flauta Doce Soprano, Contralto, Tenor e/ou Baixo, conhecimento avançado de leitura de partitura. Mínimo de 05 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Professores de Flauta Doce e Flautistas Doces interessados em aprofundar conhecimentos e aprimorar a execução de peças para quartetos instrumentais.

50. Atividades Lúdicas: Brincadeiras musicais. (nível médio/avançado) Profª. Patrícia Marin (SP)
Jogos e brincadeiras para exercitar dinâmica, ritmo, pulsação, notação, parâmetros do som e arranjos. Estimular a capacidade criativa e expressiva na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais.
Pré requisito: Estar lecionando ou participando de projetos de educação musical. Público alvo: Professores de música em escolas regulares, escolas de música ou projetos sociais.

51. Projeto MEL: Música e Literatura na infância – Doces momentos. (nível avançado) Profª. Elvira Drummond (CE)
Histórias, poemas e canções que introduzem a linguagem literária e a linguagem musical, propiciando uma “doce” iniciação artistica.
Pré requisito: Estar lecionando ou participando de projetos de educação musical. Público alvo: Professores de musica da educação infantil em escolas regulares, escolas de música ou projetos sociais, alunos dos cursos de gradução em musica. (O aluno poderá optar por um dos horários oferecidos.)

52. Música e Literatura – Um abraço harmonioso. (nível avançado) Profª. Elvira Drummond (CE)      
Texto melódico e texto literário comungam afinados no mesmo discurso artistico. Histórias, poemas e canções entrelaçam texto musical e texto literário.
Pré requisito: Estar lecionando ou participando de projetos de educação musical. Público alvo: Professores de musica do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano) em escolas regulares, escolas de música ou projetos sociais, alunos dos cursos de gradução em musica.


NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS


53. Introdução ao Mercado Musical. Prof. Orlângelo Leal (CE)
O curso tem como objetivo capacitar músicos, grupos musicais, bandas autorais, bandas de baile, artistas solos e produtores em geral para atuarem na esfera cultural ampliando suas competências criativas, oferecendo condições para que profissionais da cultura desenvolvam competências necessárias e comuns a todo profissional de modo a favorecer o diálogo e a interação com o mercado facilitando a navegabilidade na área, bem como ampliação da esfera de atuação, estimulando a produção e difusão dos produtos simbólicos.
O conteúdo programático oferece uma gama de ferramentas, através da formação colaborativa entre os participantes, compartilhando experiências nas áreas de captação de recursos, elaboração de projetos, marketing, comunicação e suportes e formatos alinhados as novas mídias digitais.

54. Ceará Plural | manifestações cênicas/musicais da cultura popular. Prof. Orlângelo Leal (CE)
Introduzir músicos, educadores e artistas em geral no conhecimento das manifestações cênicas/musicas da cultura popular do Ceará em atividade, numa vivência que percorre o repente, passando pelos reisados, maracatus e bandas cabaçais, para compreensão de suas estruturas e elementos característicos como referência para depuração e renovação das linguagens artísticas contemporâneas.

55. Manutenção preventiva e iniciação a manutenção corretiva de instrumentos de sopro. Profs. Gicélio Torres & Irmãos (CE)
Como manusear  e como manter o seu instrumento. Como limpar, como evitar desgastes e garantir a durabilidade do instrumento. Lubrificação, pequenos ajustes, regulagens e ajustes das molas. Palhetas, cuidados com os instrumentos de madeira, troca de sapatilhas. Suporte técnico durante o Festival, manhã e tarde. Avaliação dos instrumentos: manhã.
Equipe: Gicelio Torres, Giorgio Torres e Glauco Torres.

56. Manutenção corretiva de instrumentos de sopro. (Nível Médio) MÓD. 1/2. Profs. Gicélio Torres & Irmãos (CE) 
Anatomia dos instrumentos, materiais utilizados na fabricação. Soldas, preparação e execução de soldas de estanho/chumbo. Sapatilhas e suas utilizações, componentes das sapatilhas e adesivos para fixação. Identificação e correção de vazamento em saxofones, clarinetes e flautas. Regulagem de instrumentos de metal, pistos e rotores. Desenvolvimento e emprego de ferramentas básicas utilizadas na lutheria de sopros.
Equipe: Gicelio Torres, Giorgio Torres e Glauco Torres.

CORPO DOCENTE


Adam Faulk (USA)
Produtor e pianista de formação que vive na Filadélfia. Desde que se formou em  Oberlin Conservatory, em 2002, ele foi abençoado com muitas oportunidades para aprender e realizar trabalhos em vários países com nomes como Billy Paul, Terrence Howard, MC Lyte, Robin Eubanks, Tyrone Brown, Jon Blake Jr., Doc Gibbs, dentre outros, e em lugares como Munique, Paris, Casablanca e Tóquio. Adam também tem muitos anos de experiência de ensino na Filadélfia em escolas de música como o Clube de Clef, e a Settlement Escola de Música, bem como foi o mentor do projeto de educação musical que vem sendo realizado no Ceará intitulado Um Toque de Vida. Atualmente, Adam está gravando um álbum com a banda A Liga Extraordinária( The LXG ) e nesse ínterim ele se dedica a atividades em Hip-Hop, R&B e Jazz.

Adriano Giffoni (RJ)
Contrabaixista, arranjador e compositor, natural de Quixadá, iniciou sua carreira aos 15 anos, tocando nos bares da beira-mar de Olinda. É autor dos livros Música Brasileira para Contrabaixo (Vitale), e Música Brasileira para Contrabaixo Volume Dois (Lumiar),  Slap Com Ritmos Brasileiros – Editora HMP, 10 Estudos Para Contrabaixo com Ritmos Brasileiros( Pontomusica) e lançou em 2012 o livro “40 Frases Para Improvisação no Contrabaixo “(DPX). Vai lançar ainda em 2012 o livro “ Duetos Brasileiros para Contrabaixo Elétrico e Acústico” pela editora DPX. Estudou contrabaixo com Jaques Von Frasunkiewsk, Tony Botelho , Sandrino Santoro e Zeca Assumpção, e arranjo e harmonia com Ian Guest. Foi professor da Pró-Arte - Rio de Janeiro. Tem oito CDs solo lançados no Brasil e no momento está fazendo os shows do grupo de contrabaixos "Baixo Brasil", formado por seus melhores alunos. Já gravou e tocou com artistas como Emílio Santiago, Djavan, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Roberto Menescal, Wanda Sá, Tim Maia, Gal Costa, João Bosco, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Elba Ramalho, entre outros. Com bastante experiência internacional, que inclui shows nos mais importantes festivais do mundo, como o de Montreux e o JVC de New York, se dedica também aos workshops sobre música brasileira, que já foram apresentadas em várias escolas e universidades do Brasil e do exterior. Em 2007 gravou o Cd Quixadá Acústico, que teve a indicação para o Prêmio Tim de 2008. Seu novo cd “Encontro das Raças” comemora seus 30 anos de Contrabaixo acústico e elétrico e apresenta 10 músicas de sua autoria que misturam ritmos brasileiros com estilos como o jazz e ritmos latinos. Em 2012 participou da Tournê do guitarrista Andy Summers (The Police) e Roberto Menescal e Cris Dellano por seis capitais brasileiras. Tem participado dos Festivais IBT Bass organizados por Celso Pixinga por todo o Brasil e em maio tocou com seu trio formado por Luizão Paiva – Piano, Luizinho Duarte- Bateria  no IBT Bass Festival de Fortaleza e no Barra Jazz Festival no Piauí. Usa Baixos Yamaha,  Cordas Giannini, Amplificadores Roland, Pezo, Power Click, Germano. M – Baixo Vertical , Nhureson - Baixos Acústicos e Correias Basso.

Almir do Vale  (PE) 
Bacharel em música (clarinete) UFPB, pós-graduado em metodologia do ensino superior UFAC, mestrando em música pela Campbellsville University e Mestre em música pela Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro – RJ. Participou ativamente de vários grupos musicais como solista em vários Estados. Foi aprovado em concursos para professor de clarinete da UFPE e UECE. Foi professor dos festivais de: Laranjeiras - SE, Aracaju - SE, Rio Branco - AC e do IV e V Festival de Música na Ibiapaba. Atua como professor desde 1992. foi integrante do quinteto de sopro Alberto Nepomuceno Fortaleza-CE.Atualmente é Oficial Regente da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste com sede em Recife- PE.

André Protásio (RJ) 
Diretor e produtor musical, professor de arranjo e regente. Formado em Regência Coral pela Pro Arte do Rio de Janeiro. Mestre em Musicologia pela UNIRIO, onde defendeu uma dissertação sobre arranjo coral brasileiro. No teatro, foi preparador vocal em “South American Way” e “Godspell”, dirigidos por Miguel Fallabela e diretor musical de “Menino no meio da rua” (dirigido por André Câmara), de “Plunct, Plact, Zuum” e “Arca de Noé – Vinícius para crianças”, dirigidos por Augusto Thomas Vannucci. Para a “Arca de Noé” escreveu arranjos e composições para coro, solistas e orquestra. Em 2008, foi responsável pela Supervisão Musical e Versões do espetáculo “Aída” de Elton John e Tim Rice, dirigido por Vannucci. No segundo semestre de 2008, escreveu com Vannucci o musical “O Grande Rio, as aventuras de Huck Finn”, baseado na obra de Mark Twain. Com o Grupo Equale, dirigiu e produziu os CDs “Expresso Gil” (com composições de Gilberto Gil) e “Um gosto de sol”, com as canções e a participação de Milton Nascimento. É um dos cantores/arranjadores do sexteto a cappella BR6 que este ano lança seu quarto CD. Assina a direção musical do quinteto feminino “Mulheres de Hollanda” e rege o Coro da Ladeira, o Coral do TRT e o Coral da Fundação Roberto Marinho. Leciona Design Sonoro na Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum do Rio de Janeiro e nos cursos de graduação e pós graduação em Design do Senac Rio.

Arimatéia Veríssimo (PB)
Bacharel em Música (clarinete) pela UFPB; Mestre em Música (clarinete) pela UFBA. Participou do Festival Internacional de Verão de Brasília/DF; Festival de Inverno de Campos do Jordão/SP. Foi um dos vencedores do I Concurso Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Em 1986, atuou como solista dessa referida orquestra e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 1995, atuou como clarinetista principal da Orquestra de Câmara de Curitiba em tournée nacional, dentro do projeto “Banco do Brasil Musical”, acompanhando os artistas Wagner Tiso e Paulo Moura. Nos anos 90 foi o clarinetista principal da Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste sob a regência do maestro Aylton Escobar. Ministrou cursos de clarinete e saxofone em diversas cidades do Nordeste. Em março de 2008 foi solista na Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 2011 foi solista em Olinda e João Pessoa, com a Orquestra de Câmara da Prefeitura de João Pessoa/PB na Mostra Internacional de Música de Olinda/PE (MIMO). Atualmente é professor de clarinete e saxofone da UFPB; clarinetista e saxofonista da Orquestra Sinfônica da Paraíba; membro fundador e coordenador dos grupos JPSax e Orquestra Sanhauá.

Caito Marcondes (SP)
Iniciou-se ao piano com oito anos de idade, passando mais tarde a interessar-se por bateria e percussão. Estudou composição e análise com H.J. Koellreutter e harmonia e contraponto com Mário Ficarelli. Cursando o terceiro ano de arquitetura foi chamado por Hermeto Pascoal para integrar seu grupo. Tem atuado como compositor e arranjador em várias frentes como balé, cinema e concertos e atuado no Brasil e exterior, fazendo turnês regulares à Belgica, Alemanha, Holanda e outros paises europeus. Tendo cinco cds solo, Caito também gravou e/ou se apresentou com nomes como Naná Vasconcelos (com quem tem o CD 'Sementeira'), Randy Brecker, Paul Hanson, Chico César, Joyce, Marlui Miranda, Paulo Moura, Jaques Morelenbaum, John Scofield, Zeca Assumpção, Milton Nascimento, Fumio Itabashi, Ná Ozzetti, Mônica Salmaso, Rita Lee e outros. Seus projetos mais recentes  são o CD 'Festança' gravado ao vivo na Bélgica em 2011, com composições e arranjos seus para quarteto de cordas, trombone e percussão a ser lançado este ano e o DVD Brazilian Contemporary Music, do concerto no Lincoln Center em Nova Iorque em junho do ano passado onde apresentou seu trabalho acompanhado de Tracy Silverman e Darol Anger, violinos; Lev Zhurbin, viola; Mark Summer, cello e Dana Leong, trombone.

Cecilia do Valle (CE)
Natural de Fortaleza-Ceará, concluiu o Curso Fundamental de Piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, bacharelou-se em Piano pela Universidade Estadual do Ceará na classe da professora Maria Helena de Mello Barreto e especializou-se em Arte-Educação pela UECE/CEFET-CE, curso que posteriormente veio a coordenar. Como Flautista Doce integrou o Grupo Syntagma e foi membro-fundadora do Grupo Camerístico Ad Libitum. Atualmente é diretora musical do Grupo Doces Flautas Doces, um dos grupos permanentes de arte, extensão e pesquisa do IFCE e coordena equipe de trabalho na tradução/adaptação do Curso Técnico em Música do IFCE para a escrita MUSIBRAILLE, projeto que visa promover a acessibilidade ao estudante de música com necessidades visuais especiais. É coordenadora do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal do Ceará a dez anos, no qual também leciona as disciplinas: Apreciação Musical, Práticas Instrumentais e Música em Conjunto.

Cesar Machado (RJ) 
Músico desde os 12 anos de idade Cesar estudou percussão no Conservatório de música de Niterói e, posteriormente, na Escola de música Villa-Lobos. Fez curso de arranjos e  harmonia da Beerkle School of Music, Boston USA. Arranjador e compositor, tem três discos solos gravados, (Litoral ) ( Momentos) e ( Made for us ). Sua carreira é marcada por shows  em todo Brasil, USA, Alemanha, França, Holanda, Suíca, Finlândia, Espanha, Korea etc. Participou de gravações e shows com: Nana Caymmi, Ithamara Koorax,Baby Consuelo, Martinho da vila, Maria Bethania, David Friedman, Jurgen Friedrich, Paquito de Rivera, Raul de Souza e outros. Gravou um CD Book com Antonio Adolfo lançado na Europa e nos USA. Ministrou workshops na Universidade de Música de Berlim (Alemanha) e outros. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Com mais de 15 anos de experiência trabalhou como professor de bateria e percussão, leitura ritmica e prática de conjunto no projeto das empresas do grupo Pão de Açucar (Acordes da Vila) para 180 alunos de 10 aos 22 anos e na escola de música ARTiPURA na Tijuca Rio de Janeiro. Lançou o projeto de CD e DVD “Toque Brasileiro” pela empresa QupArt com mais de 400 levadas e informações sobre os ritmos e as percussões brasileiras. Trabalha atualmente também como arranjador e produtor. Arranjou e produziu mais de 10 C discos de 2011 até março de 2012 sendo dois para a Korea onde esteve por 2 meses lançando esses trabalhos e seu Momentos e Um para França.

Deco Fiori (RJ)
Músico Formado pela Uni-Rio, Deco Fiori é cantor e arranjador do Grupo Br6 com o qual gravou 4 cds lançados em diversos países. Participou de canções de filmes e desenhos animados de grandes estúdios como Disney, Pixar, Universal, Columbia e Dreamworks. É preparador vocal de teatro, tendo atuado em musicais com "Tom e Vinícius", "Renato Russo", "Era no tempo do rei". Professor de canto e monitor de naipe dos corais do Inmetro, da Central Globo, da Firjan e Neoenergia no Rio de Janeiro. Participou de discos de artistas como Daniella Mercury, Moraes Moreira, Emílio Santiago, Toquinho, Cidade Negra, Carlos Lyra dentre outros. Preparador vocal de grupos vocais: Mulheres de Holanda Quarteto Primo, Equale e Bate Boca.

Eduardo Visconti (SP)
Estudou no Conservatório de Tatuí, onde se formou no curso de MPB/JAZZ (guitarra). É Bacharel em música popular (guitarra), Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professor de guitarra elétrica, Prática em Conjunto e Harmonia I na graduação em música popular da UNICAMP de 2007 a 2012. Desenvolveu pesquisas inéditas sobre estilos e repertório dos guitarristas brasileiros.
Sua trajetória artística inclui apresentações no Brasil e no exterior, tendo tocado com Fafá de Belém, Daniela Mercury, Seu Jorge entre outros. Atualmente desenvolve trabalho autoral com seu trio e quarteto de música instrumental brasileira.

Elvira Drummond (CE)
Prof. da Universidade Federal do Ceará, licenciada em Artes, bacharel em piano e mestre em literatura. Tem atuado em várias cidades brasileiras, ministrando cursos, oficinas, seminários, conferências e palestras sobre educação musical e literatura infantil. Sua produção artística conta com inúmeros trabalhos publicados através das Editoras: Ricordi (São Paulo), Bruno Quaino (Rio de Janeiro), Fundação Demócrito Rocha (Ceará), IMEPH (Ceará), Editoras de Universidades Federais e LMiranda Publicações (Ceará).

Gicélio Torres e Glauco Torres (CE) 
Iniciaram suas vivências no ambiente da música através do seu pai, músico, maestro e luthier José Torres. Os irmãos Torres estão dando continuidade a uma tradição de mais de 60 anos na manutenção, restauração, construção e desenvolvimento de mecanismos para os mais diversos instrumentos de sopro.( flautas, clarinetes, trompetes, saxofones, tubas, trombones,etc). Buscando um desenvolvimento continuo chegaram a dominar as técnicas tradicionais e desenvolver e aperfeiçoar técnicas modernas procurando sempre fornecer condições de desempenho máximo para os instrumentistas de sopro. A vivência no mundo musical foi muito importante para demonstrar a necessidade cada vez maior de viabilizar instrumentos bem mais ergonômicos e confortáveis para os mais exigentes instrumentistas. Hoje, através da aplicação desses conhecimentos são vanguarda na área que atuam atendendo músicos de todas as regiões do Brasil e também do exterior.

Gilvando Pereira - Azeitona (RN)
Natural de Itaporanga-PB . Bacharel em Música (Trombone)-Universidade Federal da Paraíba. Integrou a Orquestra Sinfônica e Sinfônica Jovem da Paraíba e a Orquestra Metalúrgica Filipéia. Integrante fundador do Quarteto de Trombones da Paraíba e do Brazilian Trombone Ensemble. Participou da gravação do DVD do Maestro SIVUCA, como também, Gravou um CD solo intitulado “AZEITONIZANDO”. Participação em Workshop e Máster Classe em vários Estados e cidades no Brasil. Em maio de 2011 foi Diretor Geral do XVII Festival Brasileiro de Trombonistas, realizado em Natal-RN. Atualmente é Vice-presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), Professor de Trombone e Tuba nos cursos Técnico e Bacharelado da Escola de Música da UFRN e mestrando em Música em Práticas Interpretativa na Universidade Federal da Paraíba.

Heleno Feitosa - Costinha (PB) 
Mestre em Música e Bacharel em Fagote e Saxofone pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como artista e professor de fagote/saxofone em alguns dos mais importantes Festivais de Música do Brasil, participa como solista e instrumentista de conjuntos de musica de câmara e orquestras em concertos, shows e gravações de discos ao lado de artistas renomados nacional e internacionalmente, nas áreas da Música Erudita e Popular. É membro fundador dos grupos  JPSax  e do Caninga Trio, com os quais já gravou quatro CDs.  Lançou seu primeiro CD solo “Costinha”, no qual gravou obras de compositores paraibanos e de sua autoria, em 2005. Foi professor efetivo de Fagote/Saxofone da Universidade Federal do Rio grande do Norte de 2004 a 2008. Em 2010, participou com o Quinteto Latino Americano de Sopros da Paraíba do projeto Sonora Brasil, promovido pelo SESC, onde realizaram mais de oitenta concertos em quase todos os estados . Atualmente é professor de Fagote/Saxofone da Universidade Federal da Paraíba e Fagote solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Heriberto Porto (CE)
Flautista nascido em Aracati, Ceará. Em 1983 ingressou no Conservatório Real de Música de Bruxelas onde obteve o Diploma de Solista em flauta e musica de camera. Participou de diversos cursos na Bélgica e na França com Philippe Bernold, Baudoin Giaux  e Jean-Pierre Rampal. De 1990 a 1995 estudou  improvisação em Bruxelas com Fabrizio Cassol e Steve Houben. É flautista dos grupos Syntagma, Marimbanda e Quinteto Alberto Nepomuceno, com os quais gravou vários CDs.  Lançou na Bélgica os CDs "Cheiro de Choro" e “Music of Latin-America” com obras de Piazzola, Garoto e Celso Machado. Se apresentou em diversas ocasiões como solista com a Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho. É Professor do Curso de Música da UECE e responsável pelo bacharelado em flauta transversa. Em 2009 realizou turnê na França e na Bélgica com a Marimbanda.Em 2011 foi convidado para o evento "Europália-Brasl" na Bélgica onde se apresentou com os belgas Henri Greindl e Charles Loos e a  cantora portuguesa Magda Mendes. Foi coordenador pedagógico das residências artísticas do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga.

Lucile Horn (CE)
Doutoranda em Artes pela UFMG com Mestrado em Música - Master of Arts in Music pela Campbellsville University, Especialização em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e Bacharelado em Instrumento Piano pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Professora de canto para o ator no curso de Licenciatura em Teatro e professora de música no curso Técnico em Música do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Regente e arranjadora para grupos vocais e corais em Fortaleza. Participou como professora no IV Festival, e como coordenadora artístico-pedagógica e professora nos V, VI, VII, VIII e agora IX edições do Festival Música na Ibiapaba.

Maestro Poty (CE)
Graduado em Música pela UECE. É Compositor, Arranjador e Produtor musical. Foi arranjador vocal do SomZoom Studio (aprox. 250 CDs) e Membro da Diretoria da Confederação Brasileira de Coros. É Professor de Música do Curso de Teatro da UFC e de Regência, Canto Coral e Instrumentação& Orquestração do Curso de Música da UECE onde também é coordenador. Rege os Corais Porta Voz e Vozes de Outono e a Orquestra Villa Lobos. Trabalha também com uma  banda de baile (BandAmerica) e Grupo de  Jazz Traditional.

Marcos Maia (CE)
Violonista, guitarrista, compositor e arranjador. Mestre em Música pela UNICAMP (SP). Professor e vice-coordenador do Curso de Música da UECE. Algumas de suas composições violonísticas foram gravadas no CD "Ciclos" de sua autoria. Foi professor de oficinas de violão e leitura musical nas residências artísticas do Festival Jazz e Blues de 2011 em Guaramiranga (CE), além de professor e membro da coordenação artística e pedagógica em várias edições do Festival Música na Ibiapaba. Atualmente é integrante do Quarteto Arcádia e da Rossglow's Band.

Miquéias dos Santos (CE)
Contrabaixista autodidata, violonista, Miquéias do Santos, desde o início de sua carreira musical, vem participando de Shows e gravações de CDs e DVDs de artistas, tais como: Manassés de Souza, Waldonys, Jackson Antunes, Amelinha, Gabriel Grossi, Marcio Montaroyos, Carlinhos Patrolino, Adelson Viana, Ítalo Almeida, Renno Saraiva, Luizinho Calixto, Isaac Cândido entre outros. Em 2003 fundou juntamente com o músico Lu de Souza, o Projeto Timbral, que desenvolve um trabalho artístico com experimentações sonoras diferenciadas do convencional.  Faz parte do Quarteto Marimbanda de Fortaleza com quem gravou e excursionou pelo Brasil e Europa. Endorser da Condor participou de festivais de baixo como o IB&T Bass Festival 2012.

Orlângelo Leal (CE)
Ator, dramaturgo, diretor teatral e compositor. Graduado pela Faculdade de Educação de Itapipoca e pelo Colégio de Direção Teatral. Especialista em Metodologias do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Escreveu, atuou, musicou e dirigiu vários espetáculos e desde 1992 vem se apresentando nos principais palcos do Brasil
utilizando-se das linguagens do teatro, da dança e da música. Com a banda Dona Zefinha lançou três discos com músicas de sua autoria: “Cantos e Causos” – 2001; “Zefinha vai a Feira” – 2007; e o álbum infantil “O Circo sem teto da lona furada dos Bufões” - 2011. No exterior excursionou nos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Espanha, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde e Corea do Sul. Atualmente faz direção musical do Festival da Diversidade Cultural | Tangolomango e é mestre de cerimônias do projeto de educação musical “Ensaio Aberto” da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Pablo Trindade-Roballo (Uruguai)
Maestro, compositor e arranjador, Pablo Trindade Roballo, nascido em Montevidéu, Uruguai,  estudou Regência  piano, contrabaixo e composição. Foi bolsista da OEA e do Conselho Inter-Americano de música, na Venezuela onde se especializou em Regência Orquestral. É Regente e Diretor do grupo Expresso 25 de Porto Alegre, RS, Brasil, desde outubro de 1996. Foi Diretor das Federações de Coros do Litoral e Centro de Uruguai no Ministério de Educação e Cultura em Montevidéu. Foi Regente de diversas orquestras do Uruguai da Venezuela. Foi Diretor, fundador e Arranjador de diversos grupos e projetos na Argentina, Uruguai e Brasil. Suas composições e arranjos integram o repertório de grupos vocais e coros da América e da Europa. Tem ministrado cursos de Regência Coral, Arranjos, Coro de Música Popular Brasileira e Dinâmica de Canto em grupo, em cidades de Alemanha, Brasil, Espanha, Ecuador e Uruguai. Já levou seu trabalho artístico a Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EEUU, França, Portugal, Ecuador, Paraguai e Venezuela e Uruguai. É ganhador do “Prêmio Açorianos de Música 2004” como melhor intérprete de MPB, pelo CD Expresso 25, com os seus Arranjos e Regência. O seu espetáculo “Imaginário Sonoro do Brasil”, no Theatro São Pedro (Porto Alegre) com o “Expresso 25”, junto a Hermeto Pascoal e Aline Morena, foi considerado pelo público no jornal Zero Hora, como o Melhor show do ano 2006. Participou das edições da Bachwoche de Stuttgart, nos anos 2008 e 2010, trabalhando sobre obras de Johann Sebastian Bach com o Maestro Hellmuth Rilling, regendo o “Bach Collegium Stuttgart” e os “Gächinger Kantorei Stuttgart”. Em 2010, ministrou oficinas sobre os seus Arranjos de MPB, para grupos da Alemanha e  Espanha,  Equador e Brasil. Foi Regente Convidado do Coro Nacional de Jóvenes de Argentina (CO.NA.JO), em Buenos Aires, para sua temporada Oficial, no mês de Setembro de 2010. Em fevereiro de 2011, sua obra “PULSO”, foi interpretada pelo “Solitude Chor” de Stuttgart, sendo convidado para participar como compositor, regente e pianista, com a participação de solistas integrantes dos “Gächinger Kantorei Stuttgart” (grupo de Hellmuth Rilling). Gravou o CD “Cantando em bando”, como regente, pianista e arranjador, junto a Celso Viáfora e Expresso 25, em São Paulo. A estreia mundial da sua Ópera “Areté, o boi”, para solistas, coro e grupo instrumental, aconteceu no Teatro Municipal de Itajaí, Santa Catarina, no sábado 24 de março de 2012. Atuou este ano como Professor, no 15º Festival de Música de Itajaí, SC, e ministrará cursos no 25º Laboratório Coral de Itajubá, MG, no Festival Del Plata Cantat II em Córdoba, Argentina, no Festival de Ibiapaba (Ceará), no “1º Festival Internacional de Coros de Câmara” em Tlaxcala, México e em Montevideo, Uruguay, entre outros.

Patrícia Marin (SP)
Bacharel em Piano e Licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. É professora de música na Educação Infantil do SEB COC em Ribeirão Preto; é educadora musical do Projeto Guri em Ribeirão Preto, nas áreas de Iniciação Musical e Coral Infanto-Juvenil; é professora de Coral Infantil no Projeto "Jovens de Ouro" na Empresa Ourofino Agronegócios em Cravinhos. Participou como professora no VIII Festival de Música na Ibiapaba.

Ranilson Farias (RN)
Natural de Monteiro PB, onde iniciou seus estudos musicais na banda de música local. Concluiu o bacharelado em Trompete pela UFPB na classe do Dr. Naílson Simões, é  mestre pela UNICAMP, e atualmente cursa o doutorado em práticas interpretativas pela UNIRIO. Foi 1º trompetista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Participou de vários cursos, encontros e Festivais de musica. Como instrumentista participou da gravação do Cd da Orquestra Sinfônica da Paraíba & Sivuca (OSPB), Terra Esperança (SIVUCA), Metalurgiarte (Orquestra Metalúrgica Filipéia), Revisitação dos Santos Reis,(OSRN) e do DVD “Sivuca O Poeta do Som”. Tem participado como professor de diversos festivais tais como, Festival de Música de Laranjeiras – SE, Festival Musica na Ibiapaba, dos Encontros Instrumentais do Cariri, e em diversos Encontros de Bandas de Música da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Atualmente é o primeiro trompetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba e professor de trompete dos cursos técnico e bacharelado da UFRN, coordenando e participando do Sexteto Potiguar, Big Band Jovem e Big Band Jerimum Jazz.

Rodolf Forte (CE)
Cearense, músico e comunicador por vocação, professor ,por formação e artista por profissão  formado pelo Curso Superior de Acordeão – Pietro Deiro  e em Letras e Pedagogia. Discípulo de Sivuca, traduz com sua sanfona a universalidade da música. Dividiu o palco com grandes músicos brasileiros tais como: Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho, Elba Ramalho, Paulo Moura, Rafael dos Santos, Marinês, Genário, Flávio José, Os Três do Nordeste, Waldonys, Mirco Patarini e Paolo Gandolf, sendo responsável pelo retorno da sanfona ao palco dos grandes teatros brasileiros. Como gestor é Secretário de Cultura do município de Guaiúba que mantém o Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – CEARC que é o 2º maior equipamento de cultura do estado do Ceará.  É produtor e apresentador do programa Sanfonas do Brasil na TVC HD ,constituído como um.dos grandes defensores do instrumento no Brasil.

Sandoval Moreno (PB)
Nasceu em Itaporanga-PB em 1960 onde começou seus estudos de música na Banda do  Colégio Diocesano D. João da Mata, com orientação do profº Severino Ferreira. Bacharel em Música pela UFPB com orientação dos profºs Carlos Moreira e Jaques Gesten. Em  1986 ingressou na UFPB para ministrar as disciplinas de trombone e prática de banda. Fundou a Banda Sinfônica "José Siqueira" da UFPB, e o Quarteto de Trombones da Paraíba. Tocou na Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte  e Orquestra Sinfônica da Bahia. Com o Quarteto de Trombones da Paraíba  e o Braziliam Trombone Ensemble tem tocado em festivais no Brasil e no Exterior.  Artista Weril, tem atuado como professor de trombone, tuba e regência de banda tem ministrado cursos nos festivais de música nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo e nos encontros nacionais de trombonistas.

Stenio Mendes (SP) 
Foi criador da Orquestra Orgânica Performática da Universidade Livre de Música Tom Jobim em São Paulo,  junto com Fernando Barba, o criador do grupo “Barbatuques”,  propondo um sistema pedagógico pioneiro para o desenvolvimento  da musicalidade criativa através dos sons produzidos a partir do corpo humano. Também com os Barbatuques, participou do DVD "Corpo Do Som Ao Vivo" e dos CDs “Corpo do Som” e  “O Seguinte é Esse”  além de vários shows. Ultimamente vem realizando shows de craviola e workshops de percussão corporal  em  Universidades, como Unesp, Unicamp, USP, Fevale, Landesmusikakademie em Berlin, Alemanha e no Festival de Ibiapaba,  e mantém grupos de pesquisa com Fernando Barba e com o percussionista Dalga Larrondo. Compositor e craviolista foi premiado com o troféu Villa-Lobos, em 1981 pela Associação Brasileira de Produtores de Disco, como melhor instrumentista deste ano e mais tarde com o troféu “Discovisão”  junto ao trabalho do percussionista  Djalma Correa. Vem se apresentando em platéias dando concertos e workshops em vários estados brasileiros e paises como passagens na Argentina, EUA, Venezuela, Uruguai,  e Alemanha.


Tarcisio Lima (CE) 
Compositor, arranjador, instrumentista (violão, contrabaixo) e poeta; Licenciado em Música (UECE); Professor de contraponto do Instituto de Cultura e Arte – ICA, da Universidade Federal do Ceará. Compôs a primeira ópera cearense, “Moacir das sete mortes (ou “a vida desinfeliz de um cabra da peste)”, com libreto de Oswald Barroso, lançada em 2009 pelas Edições UFC; Criou arranjos para as gravações das obras  de diversos artistas cearenses como Eugênio Leandro, Pingo de Fortaleza, Daniela Montezuma, Nonato Luiz, Coral da UFC, Coral Zoada, Orquestra Eleazar de Carvalho, entre outros. Foi professor de Violão e de Harmonia em diversas escolas  de Fortaleza e do interior, como SESI, Pólo de Música de Messejana, Escola de Música Branca Bilhar . Envolvido no movimento de música nordestina de raiz, ou música popular nordestina, já participou de diversos grupos como o Quartetupan, em 1977/78 e o Quart’ETON, em 1987, com os quais excursionou várias vezes pelos EUA. Esperantista, membro do movimento nacional e internacional de cultores e divulgadores da língua, ganhou diversos prêmios e menções honrosas por sua produção lítrero-musical em Esperanto, em diversos concursos especializados em países como a França, Israel, Rep. Tcheca e Brasil. Lançou, em 2001, o CD “Verdastelaj Brazilajoj” — “Brasileirices na Estrela Verde”, uma coletânea de canções autorais em Esperanto. Atualmente participa do Quinteto Agreste  como vocalista, instrumentista, arranjador e diretor musical.

Zé Paulo Becker (RJ) 
Bacharel em violão pela UNI-Rio e tem mestrado em música pela UFRJ. É integrante do Trio Madeira Brasil se apresentando com frequência em palcos do Brasil e da Europa. Em sua carreira como compositor/violonista  já gravou 6 CDs e se apresentou na França, Inglaterra, Itália, África do Sul, Moçambique, Chile e diversos países da Ásia. Com o Trio Madeira Brasil gravou 4 CDs. Foi primeiro lugar no Prêmio Nacional Villa Lobos em 1990, e finalista do Concurso Internacional Villa-Lobos 1992. Venceu o Prêmio Guarulhos de Música Instrumental (2009) e na última edição do Prêmio Da Música(2001)ganhou com o melhor disco de MPB(Trio Madeira Brasil &Roberta Sá). Já tocou e gravou com Ney Matogrosso, Gal Costa ,Elza Soares, Wagner Tiso, Francis Hime, Yamandú Costa, Paulo Moura, Armandinho, Déo Rian,entre outros. Como compositor popular é parceiro de Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Mauro Aguiar, Edu Krieger e já foi gravado por nomes como Ney Matogrosso e Roberta Sá. É professor de violão popular na UNI-Rio. Acaba de lançar um cd com 14 parcerias suas inéditas com Paulo César Pinheiro, na voz do cantor Marcos Sacramento. Foi professor no Festival de Ibiapaba, além dos festivais de Itajaí e Jericoacoara. É professor de violão popular na UNI-Rio.